Pesquisadores da UFC criam equipamento portátil que permite análise do solo no próprio campo

Patenteada em maio, a máquina pode ser manipulada pelo próprio agricultor e promete redução de custos na produção agrícola

Essencial para as atividades agrícolas, o solo é um recurso natural renovável que passa por avaliações físicas e químicas a fim de se otimizar o seu manejo e obter ganhos em produtividade. O método utilizado para isso tem sido a coleta de amostras e o envio delas para análise em laboratório, procedimento eficaz, mas que demanda tempo para realização.

Com o objetivo de agilizar esse processo, um produto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da Universidade Federal do Ceará trará a investigação do solo para o campo, por meio de um equipamento portátil e que pode ser manipulado pelo próprio agricultor. Chamado de “Sistema de aquisição de dados de resistência tênsil de materiais, principalmente de agregados do solo”, o equipamento recebeu a patente no último mês de maio.

Este é o 59º invento da UFC com carta patente emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e teve como pesquisador responsável o Prof. Jaedson Cláudio Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da UFC.

O equipamento pesa apenas 18 quilos e pode ser transportado às áreas rurais para a verificação simultânea de atributos como consistência do solo seco e resistência tênsil de agregados, esses últimos formados pela união de partículas orgânicas e minerais. Indicadores da qualidade do solo, os agregados revelam parâmetros associados com a entrada e saída de ar, infiltração de água, passagem de nutrientes e outras condições necessárias para o desenvolvimento das plantas.

“A resistência tênsil dos agregados é fundamental para que os solos resistam aos impactos e não se desfaçam facilmente, nem sejam tão coesos a ponto de não se separarem naturalmente. Por isso, monitorá-la é crucial para se adotar as melhores práticas agrícolas”, explica o Prof. Jaedson Anunciato.

Pesquisador usando jaleco segura bloco de agregado de solo
O invento teve como pesquisador responsável o Prof. Jaedson Cláudio Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da UFC (Foto: Ribamar Neto / UFC Informa)

Segundo o pesquisador, além de suprir a necessidade de um instrumento que pudesse avaliar de forma concomitante os dois atributos – consistência e resistência tênsil -, o sistema impacta na redução de custos. “Embora o equipamento possa ser operado em laboratório, sua capacidade de realizar análises in situ, utilizando energia de bateria integrada, otimiza o tempo de análise. Isso elimina a necessidade de enviar amostras de solo seco ao laboratório, aumentando significativamente as áreas que podem ser avaliadas em menor tempo. Naturalmente, isso também reduz os custos”, afirma.

Outra vantagem está na facilidade de uso, podendo a coleta de dados ser feita pelo produtor rural. “Apesar de que a interpretação correta dos resultados requeira conhecimentos específicos, o equipamento possui uma interface amigável que permite que um operador seja habilitado com um rápido treinamento”, ressalta Anunciato.

O protótipo teve custo de R$ 5 mil e foi desenvolvido pelos pesquisadores Raimundo Nonato de Assis Junior, Roberto Nunes Maia, Elivânia Maria Sousa Nascimento, Lucas de Sousa Oliveira, Manoel Maurício Martins Maia, Gerson Almeida Ribeiro, e Daniel Campelo de Oliveira Gurgel. Com mais esse invento, o Centro de Ciências Agrárias da UFC soma 20 patentes.

Fonte: Prof. Jaedson Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo – e-mail: jaedson.mota@ufc.br

A reprodução dos textos da Agência UFC é permitida, com atribuição. Caso o texto seja reproduzido na íntegra, ele deve ser assinado com o nome do repórter seguido do identificador “da Agência UFC”. Caso o texto passe por cortes ou ajustes no processo de edição, deve-se publicar apenas “da Agência UFC”, ou forma semelhante, de acordo com os padrões adotados pelo veículo.

Saiba mais sobre como usar as matérias da Agência UFC

Cristiane Pimentel 31 de julho de 2024

Pesquisador analisa dados de poços de petróleo no Laboratório de Interpretação Sísmica da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC) Pesquisa da UFC mapeia como se formaram as rochas geradoras de petróleo na Bacia do Ceará

O que eventos que levaram à extinção de várias espécies na História da Terra têm a ver com a exploração de petróleo e gás nos dias atuais? É o que uma pesquisa realizada na UFC ajuda a entender

Mão de pesquisador segurando pequeno frasco (Foto: Ribamar Neto/UFC) Gengibre ajuda no combate à infecção generalizada

Pesquisadores descobriram que os gingeróis auxiliam na proteção das funções renais e melhoram o prognóstico de pacientes com sepse

Orla da praia do Futuro com manchas marrons (Foto: Divulgação) O que são as manchas marrons na praia do Futuro?

Pesquisadores da UFC estudam a relação do fenômeno no litoral cearense com o período chuvoso e a intensidade de ondas e marés