Transporte de aves ganha método mais eficiente

A ideia de pesquisa desenvolvida na UFC é reduzir mortes durante o transporte, causadas principalmente por conta do calor

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior produtor. Estima-se que o consumo anual por pessoa é de 41 quilos. Porém, esse mercado enfrenta um problema, a morte das aves transportadas, principalmente por conta do calor gerado pelo sistema de transporte, com o empilhamento de caixotes, causando abafamento.

Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará propõem uma solução para isso. A ideia é utilizar suportes entre os caixotes para criar espécies de corredores de ar, garantindo melhor refrigeração para o centro da pilha, local mais afetado pelo calor por estar distante das bordas e ter menos circulação de ar.

Veja a história completa na reportagem da UFC TV.

Agência UFC 3 de maio de 2018

Pesquisador usando equipamento em laboratório Dez pesquisas da UFC que mostram o impacto da ciência cearense

Listamos dez entre centenas de pesquisas de diferentes áreas realizadas na Universidade Federal do Ceará

Exemplar do crustáceo Achelous spinimanus, o siri (Foto: Ribamar Neto/UFC) Pesquisa recupera coleção de crustáceos do Labomar

A Coleção Carcinológica do Prof. José Fausto Filho tinha exemplares únicos de crustáceos dados como perdidos, que foram recuperados pelo estudo

Abelham coletam néctar e fazem polinização em flores (Foto: Ribamar Neto/UFC) Como funciona a polinização?

Programa SBPC no Ar, da rádio Universitária FM 107,9, traz reportagem sobre a importância das abelhas para nosso ecossistema