Saiba a relação entre a formação dos oceanos e a vida na Terra

Não foi por coincidência que a vida começou nesses ambientes aquáticos, desde as primeiras células até os seres vivos mais complexos

Os oceanos ocupam cerca de 70% da área da Terra e foram o primeiro ambiente a ser criado no Planeta. Eles se formaram a partir de processos vulcânicos que estabeleceram as placas tectônicas. A água condensada na atmosfera começou a cair e inundar a superfície terrestre ao longo de 100 milhões de anos.

Com essas precipitações constantes, a Terra iniciou um lento e gradual resfriamento, o que também provocou acúmulo de vapor d’água como uma camada de proteção de incidências solares diretas.

Os oceanos se transformaram em espaços protegidos das altas temperaturas atmosféricas e da concentração elevada de gases. Não foi por coincidência que a vida começou submersa nesses ambientes aquáticos, desde as primeiras células até os animais e vegetais mais complexos.

No quadro Agora Você Sabe, o Prof. Christiano Magini, do Departamento de Geologia da UFC, explica a contribuição dos oceanos para a biosfera, bem como das informações que eles trazem de eras geológicas passadas.

Agência UFC 28 de maio de 2017

Carro branco com cano de escapamento saindo fumaça (Foto: Ribamar Neto/UFC) Projeto inovador no Brasil estuda o impacto de Zonas de Baixa Emissão na poluição de Fortaleza

A pesquisa simulou a criação de uma medida restritiva de tráfego para reduzir a concentração de poluentes através da evolução da tecnologia veicular

Hospedeiro de Trichogramma criado no Laboratório de Entomologia Aplicada (Foto: Viktor Braga/UFC) Agricultura: o uso de insetos no combate a pragas