Agência UFC

Ciências

Novo recife de coral descoberto na região leste do Ceará

O habitat, distante da costa, não foi atingido pela ação humana e chama atenção pela grande presença de espécies

Importantes ambientes para a diversidade marinha, os recifes de coral fornecem abrigo e alimentação para várias espécies. A proximidade com a costa, porém, os expõe constantemente à degradação pela poluição. Mas longe do litoral, a 40 metros de profundidade, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará descobriram um novo paraíso submerso, incólume à ação humana.

O recife descoberto, localizado a 5 horas de viagem de barco de Fortaleza, próximo à praia de Uruarú, tem tamanho equivalente a dois campos de futebol e chama atenção pela grande presença de arraias e outras espécies. A expectativa é que o ambiente seja estudado e ganhe proteção ambiental.

Conheça a história na reportagem da UFC TV.

Agência UFC 11 de maio de 2017

Assuntos relacionados

Saída de esgoto, com água sendo despejada Pesquisadores geram hidrogênio a partir do esgoto

Pesquisa internacional utiliza matéria orgânica do esgoto para produzir o gás, com alto potencial energético

Pesquisador usando equipamento em laboratório Dez pesquisas da UFC que mostram o impacto da ciência cearense

Listamos dez entre centenas de pesquisas de diferentes áreas realizadas na Universidade Federal do Ceará

Imagem de colônia de coral-sol Estudo identifica presença de coral invasor em plataforma de petróleo no Ceará; espécie pode comprometer vida marinha e prejudicar economia

Estudo da UFC identifica o coral-sol em plataforma de petróleo no mar do Paracuru. Petrobras tem planos de desativar estrutura, e a forma como isso será feito preocupa pesquisadores