A luz que explica o passado e os mistérios do universo

Entenda por que a luz das estrelas que vemos no céu são apenas ecos de astros que já não existem mais

Você talvez não saiba, mas muitas estrelas vistas no céu noturno simplesmente já não existem mais. São ecos de um passado distante, às vezes, de milhares de anos, e muito mais antigos que a Via Láctea e o nosso jovem Sistema Solar. No universo, tudo possui um ciclo, e com as estrelas não poderia ser diferente: elas nascem, crescem e morrem.

A luz emitida pelas estrelas viaja a 300 mil quilômetros por segundo em todas as direções, em viagens que podem durar milhões de anos. Até o momento em que o brilho das estrelas alcança nossa visão, a maioria delas esgotou a energia, em processos de explosões estelares e nebulosas. O astrônomo e físico Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo, ensina como funciona o intrigante mundo das supernovas, estrelas anãs e buracos negros.

Ouça a seguir uma edição sobre esse assunto do quadro Agora Você Sabe, da Rádio Universitária FM 107,9 MHz.

Agência UFC 4 de maio de 2017

Microalgas dentro de um equipamento com água (Foto: Ribamar Neto/UFC) Pesquisadores desenvolvem banco de microalgas

Grupo de Biotecnologia Molecular e Estrutural da UFC estuda formas de aplicar esses organismos em campos como cosméticos, alimentos e tratamento de água

Abelham coletam néctar e fazem polinização em flores (Foto: Ribamar Neto/UFC) Como funciona a polinização?

Programa SBPC no Ar, da rádio Universitária FM 107,9, traz reportagem sobre a importância das abelhas para nosso ecossistema

Astronauta Buzz Aldrin na superfície da lua (Foto: NASA) Como o homem foi parar na Lua?

Programa da rádio Universitária FM explica como se deu a chegada do homem à Lua e as consequências disso