Agência UFC

Sociedade e Cultura

Melhorias urbanas através do design em comunidades

O projeto Varal tem o objetivo de resgatar a história de bairros utilizando brincadeiras e desenvolvimento de identidades visuais

Texto: Marília Torres

Do Blog Divulgando a Extensão

Quem pensa o design apenas como o desenvolvimento de produtos e artes gráficas acaba esquecendo seu importante papel social. Desde 2012, funciona na Universidade Federal do Ceará um projeto de extensão voltado justamente para a solução de problemas da sociedade através do design. É o Varal Laboratório de Iniciativas em Design Social, que tem coordenação dos professores do Curso de Design Emílio Augusto Gomes de Oliveira e Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva e conta com a participação de alunos da graduação.

Em 2016, foi iniciada a atual ação do Varal, o Projeto de Regeneração do Bairro Pacheco, no município de Caucaia, no Ceará. Em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Pacheco (Amapacheco), a escola Adriano Martins e outras instituições públicas municipais, o projeto tem o objetivo de resgatar a história do bairro através de ações como pesquisa; criação de um jogo com as crianças da escola; desenvolvimento da identidade visual da associação e da escola; e mapeamento do bairro.

Crianças sentadas no chão em torno de um jogo de tabuleiro com bolas de gude (Foto: Blog Divulgando a Extensão)

Por meio de jogos de tabuleiros, as crianças passam a resgatar e a conhecer a história do bairro (Foto: Blog Divulgando a Extensão)

Para elaborar o trabalho, a equipe do projeto conversou com diversos moradores da região. Os idosos, que vivem no Pacheco há mais tempo, trouxeram relatos que fizeram os mais novos conhecerem a história de onde vivem. Já os jovens, alunos da escola Adriano Martins, também apresentaram suas experiências e impressões sobre o bairro, tendo auxiliado na construção de um jogo de tabuleiro que estimula a interação e conta a história de lugares importantes da região.

Para Patrícia Guimarães, diretora da escola Adriano Martins, o desenvolvimento do jogo foi uma das ações mais marcantes. “As crianças amaram; elas curtiram cada etapa. Foi uma coisa voluntária; participava quem tinha interesse. Foi excelente”, relata.

De acordo com o Prof. Emílio, as atividades participativas e cocriativas do Varal contribuem para o empoderamento das comunidades afetadas. “O retorno social parte das demandas iniciais, que costumam abranger algum aspecto de resgate ou construção de identidade local e regeneração urbana. Na melhor das hipóteses as iniciativas do laboratório obtêm como resultados autonomia e autogestão como forma de continuidade de ações e sustentabilidade”, destaca o coordenador.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Nos anos anteriores, o projeto Varal desenvolveu ações que ajudaram outras comunidades. Entre 2012 e 2014, a equipe trabalhou em conjunto com o programa de extensão Canto Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e com a associação de moradores da comunidade Lauro Vieira Chaves, localizada em Fortaleza. Nessa ocasião, foram desenvolvidas as atividades “Se essa rua fosse nossa” e “Nossa rua”, com o objetivo de lutar contra a remoção de cerca de 400 famílias devido às obras da Copa do Mundo. O projeto resultou num desvio das obras do Metrofor e apenas 66 casas foram reconstruídas perto da comunidade.

 Já entre 2014 e 2016, o foco do projeto foi a transformação da Praça Ecológica Guaribal, no bairro Serrinha, com o apoio de nove instituições públicas, não governamentais e privadas. O espaço que antes era um lixão virou uma “ecopraça”, e o processo de reforma contribuiu para a mudança de comportamento da comunidade. Além disso, também foram desenvolvidos os projetos Rendeiras e Carrinho de Cine-Rua, ambos entre 2013 e 2014.

Jovens e crianças em torno de mesas, desenhando e pintando (Foto: Blog Divulgando a Extensão)

Os jovens são estimulados a criarem identidades visuais para o bairro, gerando vínculo (Foto: Blog Divulgando a Extensão)

O professor coordenador Emílio explica que, em todas essas atividades, a participação dos alunos de Design aconteceu de duas etapas: uma dentro da sala de aula, como demanda de uma disciplina, e outra nas próprias comunidades, com maior imersão, promovendo oportunidades de bolsas e voluntariado.

Ele afirma que é nesse segundo momento que “a troca de saberes e a aplicação prática dos conteúdos disciplinares se estabelecem e implicam consequências diretas na formação de recursos humanos e na complementação da formação acadêmica”.

SERVIÇO

Facebook: www.facebook.com/varaldesignsocial/
E-mail: varal@dau.ufc.br

Agência UFC 28 de novembro de 2017

Assuntos relacionados

Região de dunas, com uma hélice de energia eólica ao fundo Os impactos ambientais e sociais da produção de energia eólica

Apesar de ser considerada limpa, esse tipo de energia requer uma estrutura de geração que pode ocasionar problemas para comunidades locais

Mulheres bordam durante encontro do projeto de extensão (Foto: Beatriz Fernandes) Projeto fortalece resistência de mulheres atingidas por barragens

O projeto promove um debate crítico sobre a realidade das mulheres cujas vidas foram afetadas pela construção de grandes barragens

Projeto estimula inovação e empreendedorismo entre alunos

Café com Startup é um clube temático surgido a partir da demanda de estudantes que retornavam do programa Ciência sem Fronteiras