Saiba o porquê da sonolência após as refeições

O nome científico para esse processo é Letargia Pós-prandial e tem a ver com o fluxo sanguíneo exigido pela digestão

Após o almoço, é muito comum sentir sono e cansaço antes de dar seguimento às atividades do turno da tarde. E na correria do dia a dia nem sempre temos tempo para relaxar um pouco e tirar aquele cochilo restaurador. Mas por que sentimos isso e qual a relação entre comida e sono?

Quando terminamos de comer, o alimento chega ao estômago e é necessária uma concentração do fluxo sanguíneo para iniciarmos a digestão. A quantidade de sangue diminui no cérebro, para que ele seja então direcionado ao trato gastrointestinal. Dessa forma, nosso organismo nos envia um recado para que reduzamos o gasto de energia, para poder priorizar a absorção de nutrientes.

O Prof. Vicente Pinto, do Curso de Medicina da UFC em Sobral, explica os detalhes da Letargia Pós-prandial, nome científico para esse processo de sonolência que costumamos ter na sequência das refeições.

Entenda os motivos no quadro Agora Você Sabe, da Rádio Universitária FM 107,9 MHz.

Agência UFC 4 de maio de 2017

Pesquisador usando equipamento em laboratório Dez pesquisas da UFC que mostram o impacto da ciência cearense

Listamos dez entre centenas de pesquisas de diferentes áreas realizadas na Universidade Federal do Ceará

Como sua mente tem impacto no crescimento do câncer