Agência UFC

Ciências

Conversa com Cientista: trajetória de Antonio Gomes

Programa da UFC TV traz entrevista com pesquisador e professor da Física; a ideia é apresentar vida e carreira de grandes nomes da UFC

“Sempre me encantei por isso de entender as coisas da natureza.” Para o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, esse foi um fator importante para optar pela área da Física. Hoje, com mais de 200 artigos publicados em revistas de renome internacional, o professor da Universidade Federal do Ceará é referência na área, sendo pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A vida e a carreira do físico marcaram a estreia do Conversa com Cientista, feito em parceria pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional e pelo Colégio de Estudos Avançados da UFC. O objetivo do novo programa é apresentar a trajetória de pesquisadores da Universidade em entrevistas de 30 a 40 minutos.

Inicialmente com periodicidade mensal, o programa trará, nas próximas edições, pesquisadores renomados do Centro de Humanidades, Faculdade de Medicina, Centro de Tecnologia, Centro de Ciências e Centro de Ciências Agrárias.

O Conversa com Cientista estará disponível no canal da UFC TV no Youtube e no site da Agência UFC. Abaixo, você pode assistir à estreia do programa.

Agência UFC 5 de setembro de 2018

Assuntos relacionados

Gado de cor bege se alimentando de forragem UFC cria sistema que auxilia na conservação de alimento para gado

Invenção patenteada, a caçamba hermética resolve o problema de perda de qualidade da forragem durante transporte

Três fracos com líquido azul fosforescente, com a cor ficando mais forte nos fracos da esquerda para a direita; o fundo é preto para destacar a cor UFC cria tecnologia mais rápida e barata de identificação de pesticidas em alimentos

A tecnologia, desenvolvida em parceria com universidades chilenas, utiliza sinais ópticos para identificar contaminação

Imagem: zoantídeos no mar, invertebrados que são parentes próximos dos corais e anêmonas Substância produzida por bactéria de organismos marinhos do litoral cearense é promissora no combate ao câncer de próstata e ovário

Parceria entre UFC e USP coletou invertebrados das praias de Taíba e Paracuru para chegar ao produto natural, que pode vir a ser um novo fármaco