Desenvolvida película protetora para massas de pães

Pesquisa da UFC ajuda a resolver um problema do comércio de pães: o congelamento das massas, que reduz sabor e crocância

Um problema enfrentado hoje na venda de pães é que nem sempre a massa é fabricada no local, mas congelada e transportada até a padaria, para só então ser levada ao forno. Esse processo de congelamento acaba mudando a estrutura química do pão, que pode ter o gosto alterado e perder sua característica de crocância.

No Laboratório de Cereais, do Departamento de Engenharia de Alimento da Universidade Federal do Ceará, pesquisadores desenvolveram, a partir de amido de milho, vitamina C e pó de tomate,  uma solução que funciona como uma película protetora para a massa, preservando seu sabor e estrutura e, ainda, aumentando seu valor nutricional.

Veja na reportagem da UFC TV.

Agência UFC 12 de abril de 2018

Astronauta Buzz Aldrin na superfície da lua (Foto: NASA) Como o homem foi parar na Lua?

Programa da rádio Universitária FM explica como se deu a chegada do homem à Lua e as consequências disso

Exemplar de uma planta colocada sobre uma mesa para análise (Foto: Jr Panela/UFC) Uma clínica que tem plantas como pacientes

A Clínica de Plantas da UFC realiza diagnóstico de doenças de todas as espécies de plantas; maioria dos casos tem solução

Agricultor colhendo goiaba (Foto: Viktor Braga/UFC) Quais os males dos agrotóxicos?

Programa SBPC no Ar, da rádio Universitária FM 107,9, traz reportagem sobre o uso de substâncias agrotóxicas no Brasil